Conheça Navegantes

Conheça Navegantes

História

A História da cidade de Navegantes começou a muitos anos atrás. Voltada para o mar, permitiu que ela fosse colonizada ainda no século XVII por açorianos. O primeiro sesmeiro da região foi João Dias Arzão que, em 1658, recebeu uma sesmaria em frente ao rio Itajaí-Mirim.

Emancipou-se politicamente de Itajaí em 26 de agosto de 1962. Seu nome original era Nossa Senhora dos Navegantes.

Posição Estratégica

Muito bem localizada e posicionada, é uma cidade fundamental para todo e transporte Logístico da Região e do Estado de SC.

Isso, porque Navegantes conta com o Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, importante terminal de cargas e passageiros que serve as regiões da Foz do Itajaí e Vale do Itajaí que, juntamente com o Porto de Navegantes, são uma conquista recente do município, tornando-a a cidade referência no transporte nacional e internacional.

De tal forma, a cidade possui acesso vindo através da BR-470 que faz interligação com a BR-101, principal rodovia de ligação com o resto do Brasil, entre municípios pelo Ferry boat que liga a Itajaí, e pela outra extrema pela cidade de Penha, que também é juntinha. Além dos já mencionados acessos marítimo e aéreo.

Turismo

Com uma orla marítima de aproximadamente 12 quilômetros, divididas em Praia Central, Meia Praia e Gravatá, Navegantes se destaca com suas praias de águas limpas, próprias para o banho, prática de esportes aquáticos e pesca. O surf é uma das modalidades esportivas mais praticadas no município, e surfistas da cidade e de regiões vizinhas encontram nas praias de Navegantes as condições ideais para a prática do esporte durante o ano todo.

Possui ainda alguns pontos da cidade que são voltados ao Turismo.

Avenida Beira Mar

Com uma ampla avenida que segue por toda a orla marítima, oferece um extenso calçadão ideal para caminhadas e passeios turísticos, possibilitando visualizar o mar e sua vegetação nativa preservada.

Pedra da Miraguaia

Ponto marcante na Praia de Gravatá, a pedra é conhecida como viveiro natural de mariscos e atrai muitos amantes da pesca de arremesso.

Farol da Barra

Um dos principais símbolos do turismo na cidade, os molhes, como é conhecido, foi construído entre 1930 e 1938. O farol atrai inúmeros visitantes por causa de sua proximidade com embarcações de pesca e os navios que diariamente entram e saem do Porto de Itajaí e Navegantes. O local também é muito procurado pelos amantes da pesca de arremesso.

Santuário e Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes

Localizado no centro da cidade, próximo ao ferry-boat, o santuário é um dos principais cartões postais da cidade e atrai fiéis de todas as regiões do país. Além de sua belíssima igreja centenária, o santuário é formado também por uma construção em forma de barco, que abriga a Secretaria Municipal de Turismo, e uma gruta homenageando a padroeira do município, protetora dos pescadores e navegadores.

Morro da Pedra

Localizada no bairro Escalvados e envolto pela mata atlântica preservada, o morro está estruturado com rampas para voos de asa delta e parapente, ideal para os amantes de esportes radicais. Além disso, oferece trilhas para aqueles que apreciam o turismo ecológico.

Informações demográficas

Navegantes é um municípiobrasileiro do estado de Santa Catarinaregião sul do país. Localiza-se a uma latitude 26º53’56” sul e a uma longitude 48º39’15” oeste, estando no litoral centro norte catarinense e faz parte da Mesorregião do Vale do Itajaí, na margem esquerda da foz do Rio Itajaí-Açu, estando a uma altitude de 12 metros. Sua população estimada em 2019 é de 81.475 habitantes.

Com uma área territorial de 111,652 km² é dividida através dos seguintes bairros:

  • Centro
  • São Pedro (Pontal)
  • São Domingos I e II
  • São Paulo
  • Nossa Senhora das Graças (Areia Branca)
  • Machados
  • Volta Grande
  • Pedreiras
  • Meia-Praia
  • Gravatá
  • Hugo de Almeida
  • Porto Escalvados
  • Escalvados
  • Escalvadinhos
  • Escalvândia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: